Arte Terapia

Venha tornar possível o seu bem-estar.

ARTE – TERAPIA E ARTE PSICOTERAPIA PARA TODOS:

IDOSOS- ADULTOS- JOVENS – CRIANÇAS (a partir dos 2 anos), CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.SESSÔES EM GRUPO OU INDIVIDUAL.

SABE O QUE É ARTE – TERAPIA?

A Arte-Terapia distingue-se como método de tratamento para o desenvolvimento pessoal, integrando no contexto psicoterapêutico mediadores artísticos. (mediadores artísticos é tudo o que é arte).

A arte traz à consciência de um modo mais rápido e concreto da desorganização interior, motivando para a mudança. O uso de mediadores artísticos, permite a linguagem do mundo interno, a aprendizagem do conhecimento.

NÃO É PRECISO SER ARTISTA.

NÃO É PRECISO FAZER BONITO.

É UM MODO DE EXPRESSÃO.

JÁ SE IMAGINOU UM ADULTO A PINTAR, A FAZER BARRO ETC…? É DESTRESSANTE. É PERMITIR – SE SER MENINO/A OUTRA VEZ.

SABE QUE TUDO O QUE É SENTIDO NO CORPO É MAIS RAPIDAMENTE DESBLOQUEADO.

O QUE SE CRIA EM ARTE – TERAPIA SAI INTEIRAMENTE DE SI POR ISSO É MUITO VERDADEIRO, É MUITO PURO.

É A COMUNICAÇÃO DO SEC XXI, SEM PRECONCEITOS, SEM MEDO, É SER FINALMENTE VOCÊ INTEIRO, DESCONTRAIDO, SEM QUERER AGRADAR NINGUÉM, LIVRE.

ARTE – TERAPIA NÃO É UMA TERAPIA ALTERNATIVA.

FAZER ARTE – TERAPIA DESENVOLVE E RESGATA A MEMÓRIA, A CONCENTRAÇÃO

A AUTO -ESTIMA, OS SEUS DONS, A SUA CRIATIVIDADE, A SUA RESILIÊNCIA etc….

 

IDOSOS – A arte - terapia pode ser um ótimo instrumento de trabalho com idosos pelo seu aspeto lúdico proporciona a quem está nesta fase da vida, expressar os seus sentimentos, emoções, medos e angústias, em relação ao seu processo de envelhecimento.

Através da arte, o idoso pode resgatar situações de vida que não foram devidamente elaboradas, e a partir dos recursos artísticos e expressivos, pode configurar tais situações e elaborá-las e integrá-las na sua consciência.

Fazer e vivenciar a arte promove relaxamento, redução do nível da ansiedade, inquietude, impaciência e angústia - que é normal no indivíduo idoso. É uma oportunidade de ser escutado, de receber atenção, que em muitos casos é o que muitos idosos precisam. É também uma forma de lazer, onde o idoso preenche o tempo de forma prazerosa. Recuperam a sua autoestima, pois são capazes de pintar, desenhar, modelar...

Estar em grupo ajuda – os a sentirem – se novamente uteis, mais vivos, fazem amigos sentem – se de novo a pertencer a um grupo onde dão pela falta deles, onde se divertem, riem, rejuvenescem.

 

ADULTOS- se tem depressão, sente – se sem motivação, está triste, perdeu alguém, doí-lhe o corpo, quer desenvolver a criatividade, sente – se sozinha/o, quer desenvolver relações, encontrar amigos, tem perturbações de alguma espécie, tem ansiedade, o que faço da minha vida? Tímido etc… arte – terapia vai ajudar a cuidar de si através dos recursos artísticos. Cada recurso artístico como por exemplo o barro, os lápis de cor, as tintas, têm uma função ou várias funções consoante a forma como são aplicadas. É a arte – terapeuta que o vai orientar e amparar.

Um problema só ficará resolvido, quando for falado, feito, trabalhado transformado, olhado, tocado, sentido, falado durante o tempo que for necessário.

CRIANÇAS - Em ARTE TERAPIA, existe um número interminável de técnicas artísticas para ajudar a criança a expressar – se através de várias formas de representação artística (modelagem, desenho, pintura, música, contos, dramatização, expressão corporal),) com a intenção de desenvolver as potencialidades sensoriomotoras, cognitivas e simbólicas.

Desconstruir para construir, descobrir, manipular, inventar, criar através da arte, favorece a expressão do pensamento, dos sentimentos, dos valores e torna-os presentes nas formas mais variadas na vida de cada pessoa.

A arte facilita o processo quando o falar é difícil.

A criança ou qualquer pessoa só se sente capaz quando se sente verdadeiramente amada e aceite integralmente. Uma criança só se transforma depois de sentir aceite.

OBJETIVOS:

Fortalecer a autoestima, a autoconfiança e o crescimento individual.

Desenvolver a criatividade, descontrai, desenvolve a alegria, proporcionar um encontro com as próprias emoções de forma lúdica.

Trabalhar a atenção, concentração e memória.

Aliviar o stress.

Arte- terapia traz qualidade de vida.

 

CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS- Espero que uma criança desenvolva de modo distinto ao ser estimulado de diferentes maneiras através de recursos artísticos a sua criatividade, os seus bloqueios afetivos o seu stresse, os seus conflitos internos, os seus medos, o seu corpo, as suas fantasias e que aprenda a sonhar, a brincar, a existir. Deixe de estar isolada ou exiliada num mundo onde se escondeu sem saber regressar ao país de origem. Com a sensação de que ninguém deu por falta dela ao ponto de a querer resgatar.

Através de técnicas expressivas de mediação sensorial com ajuda de mediadores artísticos, a Arte- Terapia utiliza recursos com a capacidade de atuar ao nível do corpo que facilitam a comunicação da pessoa entre si e si, si e os outros criando e recriando relações construtivas.

 

 

“A brincadeira é a porta da criança para o universo das relações humanas, estimulando a criatividade e aprendizagem, além de ser a forma infantil de dar significado a momentos de crise”

Donald Winnicot

 

 

 

 

 

 

 

Marta Poppe Corrêa Mendes

Arte – Terapeuta & psicoterapeuta.

Contacto: 91 706 57 64

E mail :