A Pintar, A Pintar, Aprendo A Pensar

Projeto:

“ A pintar, a pintar, aprendo a pensar”

a brincar
a socializar
a falar
a expressar
a simbolizar
a criar
a empatizar
a ganhar auto –estima, concentração, confiança.

Grupo de crianças dos 4 aos 6 anos, crianças com dificuldade educativas especiais, todas as crianças têm a aprender umas com as outras, mesmo as que parecem não ter dificuldades, por isso é essencial juntar crianças, ensinar a empatia. Todas são bem-vindas.

Aprender é estar em contacto com um determinado estímulo, aprendendo dele algo significativo para a nossa experiência, afinal aprender é também descobrir. Aprender é conferir significados aos estímulos, criar vínculos entre o antigo e o novo.

Quando a criança desenha comunica. A criança desenha sempre com a intenção de se relacionar, o importante é que esteja alguém do lado de lá com toda a disponibilidade para a escutar e lhe devolver o que ela necessita.

Pintar, brincar com água liberta e desbloqueia emoções. Como se fosse uma limpeza. Ajuda a criança a ter noção do seu sentir, e pelo sentir sabe quem é e o que quer sem medo. Sabendo quem é, que existe, que é amado, ganha coragem e confiança para experimentar e arriscar o novo em segurança.

Arte – terapia ou “crescer com arte”. O importante é que a criança crie uma relação com a arte – terapeuta para poder confiar, brincar, porque ao brincar a criança desenvolve- se. Sente prazer no que faz, e se sinta importante ao faze – lo e se divirta.

É relevante para a organização interior da criança e para que ela se sinta segura, que este tempo seja sempre passado no mesmo lugar e dentro do possível às mesmas horas e no mesmo dia da semana. Adultos ou pequenos precisam de saber com o que contam.

Os recursos artísticos serão usados consoante o que as crianças do grupo carecem.

Cada recurso técnico tem uma potencialidade diferente.

Serão utilizados, desenho, pintura com tintas, com chocolate, com giz, desenhos na parede, com música, com balões, com o corpo da própria criança, colagem de variadíssimas maneiras, pedras, pedregulhos, falaremos de emoções, será utilizado gesso, expressão corporal, expressão musical e muito mais.

Dia da semana: Terças – feiras ou/ e sextas – feira
Tempo da sessão: 1hora e 30 minutos.
Data de início do grupo: DEZEMBRO de 2015.

Máximo e mínimo de crianças: de 2 a 5 (as crianças podem sempre irem entrando para o grupo se alguém sair, ou dar – se inicio a outro grupo). É preferível ser um grupo com poucas crianças para se poder dar a devida atenção a cada uma e perceber – se as suas necessidades podendo – se assim ajudar a criança a ultrapassar as dificuldades ou simplesmente estar para ela.

Lugar: Espaço Amar, rua Rosa Araújo Nº 34, 5º andar
Arte – terapeuta & psicoterapeuta: Marta Poppe

Para mais informações e inscrições: 91 706 57 64
E mail: martapoppe7@gmail. Com
Preço por mês – 80 Euro (20 Euro por sessão) - Com material incluído.
Vamos pintar juntos?